terça-feira, 27 de maio de 2014

OLIVEIRA WANDERLEY

SERIDÓ SEM FEDERAL O Seridó, uma das regiões mais importantes do Estado, vai ficar sem representante na Câmara dos Deputados com a decisão do deputado federal João Maia(PR) de não disputar a reeleição. Os políticos seridoenses bem que poderiam se unir em torno de um nome do Seridó para a Câmara Federal. E nomes não faltam. Aí estão os deputados estaduais Vivaldo Costa(PROS), Nélter Queiroz(PMDB) e Ezequiel Ferreira(PMDB). Tem ainda o ex-deputado Álvaro Dias(PMDB). Qualquer um deles representaria bem o Seridó na Câmara. Equivocadamente, esses políticos, por diversos motivos, preferem apoiar candidatos de fora ao invés de se unirem em torno de um nome da região para a Câmara dos Deputados. E todos sabem que os políticos de fora recebem o voto do eleitor local e depois somem. O compromisso maior deles é com a região em que vivem. É algo natural. Infelizmente, o eleitor seridoense ficará sem a opção de escolher um nome da região para a Câmara Federal. Lamentável.
 
 
APOIO DE SALLY
O deputado federal João Maia, pré-candidato a vice-governador, trabalha no sentido de conseguir o apoio do grupo político liderado pelo empresário e ex-prefeito José Sally(PSB) à candidatura de sua irmã, Zenaide Maia(PR), à Câmara dos Deputados. Em Ceará-Mirim, Sally controla um grupo que conta com três vereadores: Paula de Zé das Chagas, Nequinho da Prestação e Marcos Túlio. Os três são filiados ao PTB, mas seguem a orientação política do ex-prefeito.
 
CONDIÇÃO
José Sally aceita apoiar o nome de Zenaide, mas com uma condição: quer em troca o apoio do grupo político de João Maia em Ceará-Mirim à reeleição do deputado estadual Ezequiel Ferreira. O grupo político de João Maia em Ceará-Mirim é liderado pelo prefeito Antônio Peixoto(PR).
 
FÁTIMA BEZERRA
Por falar em Peixoto, o prefeito de Ceará-Mirim anunciou que apoiará a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra(PT) ao Senado da República. É um apoio importante, mesmo Peixoto estando desgastado. Devem acompanhar Peixoto no apoio a Fátima o presidente da Câmara Municipal, Renato Martins(DEM), além de outros vereadores, bem como lideranças políticas e comunitárias ligadas ao sistema governista em Ceará-Mirim.
 
JUSTIFICATIVA
Em sua justificativa para apoiar Fátima Bezerra para o Senado, o prefeito Peixoto afirma que a representante do PT tem relevantes serviços prestados ao município. “É uma questão de justiça”, resume o prefeito. E é mesmo. O mandato de Fátima tem levado importantes benefícios para Ceará-Mirim, principalmente na área da educação.
 
JÚLIO CÉSAR
Aliado de Fátima Bezerra, o ex-vereador Júlio César(PSD) disse à coluna que não é nenhum obstáculo ao apoio do prefeito Peixoto à candidatura de Fátima ao Senado. Júlio entende que a candidatura de Fátima está acima dos partidos políticos.
 
PC do B
O Partido Comunista do Brasil(PC do B) ainda não definiu quem irá apoiar para o Governo do Estado e o Senado Federal. Tem comunista que defende o apoio à chapa Henrique Alves/Wilma de Faria. E tem também quem defenda o apoio do partido à chapa Robinson Faria/Fátima Bezerra.
 
FÁBIO DANTAS
O sonho do deputado estadual Fábio Dantas(PC do B) é ir para o Tribunal de Contas do Estado(TCE). Embora seja um cargo vitalício, Fábio diz que o trabalho de fiscalização do TCE combina bem com o seu pensamento.
 
SEM TERRA
O movimento dos serra terra está chegando ao mar. O MST fincou sua bandeira no trecho entre o distrito de Caiana e a praia de Muriú, no município de Ceará-Mirim. Várias famílias já vivem no local. Ceará-Mirim deve ser o município onde há a maior concentração de trabalhadores sem terra.
 
CONSENSO
Na opinião do advogado Ricardo Sobral, se a oposição continuar dividida em 2016, como ocorreu em 2012, o prefeito Antônio Peixoto irá eleger o seu sucessor. Sobral, que já foi vereador e candidato a vice de Peixoto, defende que os nomes que já estão postos para 2016 retirem suas postulações e nenhum seja candidato, optando por uma candidatura de consenso. Difícil, viu Sobral? E quem seria este nome de consenso?
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário